InícioEducaçãoMECWebinário divulga curso para gestores de ensino médio

Webinário divulga curso para gestores de ensino médio

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), realizou o primeiro webinário de divulgação do curso de especialização em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio(Gepem). O evento foi transmitido pelo canal do MEC no YouTube. No encontro, foram divulgados os editais, os prazos de inscrição e as potencialidades do curso de especialização, iniciativa inédita voltada para gestores e coordenadores pedagógicos que atuam nas escolas públicas estaduais de ensino médio de todo o país.  

O curso terá duração de 12 meses e será realizado em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), ofertando 9.420 vagas nessa primeira etapa, distribuídas em todos os estados brasileiros. A previsão é de 40 mil vagas no total. As vagas serão ofertadas em parceria com 27 instituições públicas de ensino superior (Ipes). 

A secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Helena Schweickardt, ressaltou a “combinação potente” da proposta curricular: atividades à distância, encontros virtuais e momentos presenciais nos polos da UAB. 

Esse curso nasceu de um desejo muito claro, que é oferecer uma formação de qualidade para quem está no dia a dia das escolas, lidando com os desafios e as potências do ensino médio brasileiro. Foi pensado com muito cuidado, com escuta das redes, diálogo com as universidades e com apoio de especialistas que conhecem profundamente a realidade da educação pública no Brasil. É um passo muito importante e inédito para apoiar o trabalho de diretores e coordenadores pedagógicos das nossas escolas de ensino médio”, destacou. 

A primeira etapa do curso começará em Alagoas, e em breve ocorrerá nas 27 unidades federativas. “Até outubro, todas as redes estaduais estarão com seus gestores e coordenadores em processo de formação. A gestão faz diferença na vida dos estudantes, e a formação de gestores é uma estratégia central na nossa política nacional do ensino médio”, completou a secretária. 

O curso integra a Política Nacional de Ensino Médio, lançada por meio da Lei nº 14.945/2024, que visa tornar a educação mais relevante e atrativa para os jovens, assim como reduzir a evasão escolar. A reestruturação resulta de uma ampla consulta realizada em 2023 e do consenso possível sob a coordenação do MEC e de vários parceiros. O intuito era a retomada de todas as disciplinas obrigatórias, valorizando os conhecimentos dos diferentes componentes curriculares e fortalecendo as aprendizagens, de modo a fomentar uma formação integral sólida para todos os estudantes e diminuir a desigualdade. 

Inscrições – As turmas iniciarão nos meses de agosto, setembro ou outubro, conforme acordo com as secretarias de educação. Algumas instituições públicas de ensino superior já estão com inscrições abertas para selecionar os cursistas: o Instituto Federal Goiano; a Universidade Federal do Amapá; e a Universidade Federal de Alagoas. 

Elaboração A construção do curso de especialização em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio contou com amplo processo de escuta prévia junto às redes estaduais de ensino, envolvendo mais de 4.700 escolas em todas as unidades da Federação. Os relatos de diretores e coordenadores pedagógicos sobre desafios e práticas de gestão contribuíram diretamente para a elaboração dos materiais.   

Além disso, a definição da oferta seguiu um estudo realizado pela Coordenação-Geral de Ensino Médio (Cogem) do MEC, que mapeou a demanda por formação nos territórios a partir da distribuição geográfica das escolas e do perfil de formação dos gestores. Esse levantamento orientou a distribuição das vagas por unidade da Federação, de forma a garantir uma alocação mais efetiva e equitativa, priorizando os locais com maior concentração de escolas e menor índice de especialização das equipes gestoras. 

 

Assessoria de Comunicação do MEC, com informações da SEB  

Fonte: Ministério da Educação

Tatá Monteles
Tatá Monteleshttps://blogdatatamonteles.com.br
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Maranhão (2019), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2024), três pós-graduações (especializações) em História do Brasil, Psicopedagogia e Educação Inclusiva, e História e Cultura Indígena e Afro-brasileira. Tem experiência na área de História, com ênfase em História.

Últimos posts

Você pode gostar