Esta sexta-feira, 27 de junho, é o último dia para pagar a taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Quem não é isento deve efetuar o pagamento por meio de boleto, Pix, cartão de crédito ou débito em conta corrente ou poupança, a depender do banco. O valor da taxa é de R$ 85.
O boleto é gerado somente pela Página do Participante, única plataforma por meio da qual é possível realizar os procedimentos do Enem. Em nenhuma hipótese, o sistema irá gerar boleto para o estudante concluinte do ensino médio de escola pública em 2025. Para pagar por Pix, basta acessar o QR Code que consta no boleto.
Provas – O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicará as provas em 9 e 16 de novembro nas 27 unidades da Federação.
De forma excepcional, o Enem será aplicado em 30 de novembro e 7 de dezembro nas seguintes cidades do Pará: Belém, Ananindeua e Marituba. A medida visa atender os públicos desses municípios, em razão dos impactos logísticos da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá na capital paraense no período da aplicação regular do exame.
O portal do Inep conta com uma página em que é possível encontrar as principais orientações para os participantes do Enem. Há também uma seção destinada às perguntas frequentes sobre o exame. Com isso, os interessados podem conferir os questionamentos mais comuns e seus respectivos esclarecimentos.
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Instituições de ensino públicas e privadas também utilizam o Enem para selecionar estudantes, como critério único ou complementar aos processos seletivos. Os resultados individuais do Enem podem, ainda, ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Assessoria de Comunicação do MEC, com informações do Inep
Fonte: Ministério da Educação