InícioEducaçãoMECPND: Começa prazo para pedir isenção da taxa

PND: Começa prazo para pedir isenção da taxa

Começou nesta segunda-feira, 30 de junho, o período para solicitar isenção da taxa de inscrição da Prova Nacional Docente (PND). Os interessados poderão fazer o pedido até o dia 4 de julho, exclusivamente pelo Sistema PND, por meio da URL: https://pnd.inep.gov.br/pnd/

Estarão isentos da taxa os estudantes habilitados e inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2025 por suas instituições de ensino, participantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), além de doadores de medula cadastrados em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde. Caso o pedido de isenção do pagamento seja reprovado, o participante poderá solicitar recurso de 7 a 11 de julho. 

Processos seletivos –A PND servirá como alternativa a mais, no que diz respeito aos processos seletivos voltados a professores, tendo em vista que, em média, os concursos ocorrem a cada 7 anos nas redes municipais e a cada 5 anos nas estaduais. Desse modo, a aplicação anual da PND visa auxiliar na captação de profissionais com formação adequada. 

A prova subsidiará os entes federativos nos seus processos de seleção e de ingresso no magistério da educação básica pública. Além disso, contribuirá para a melhoria da qualidade da docência e da formação dos professores. A produção de parâmetros para a autoavaliação dos participantes e o fornecimento de subsídios para a formulação de políticas públicas também fazem parte do conjunto de objetivos da PND. 

Confira o cronograma completo

.

Edital de adesão à PND 

  

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep 

Fonte: Ministério da Educação

Tatá Monteles
Tatá Monteleshttps://blogdatatamonteles.com.br
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Maranhão (2019), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2024), três pós-graduações (especializações) em História do Brasil, Psicopedagogia e Educação Inclusiva, e História e Cultura Indígena e Afro-brasileira. Tem experiência na área de História, com ênfase em História.

Últimos posts

Você pode gostar