O Ministério da Educação (MEC) recebeu, na quarta-feira, 9 de julho, a visita do ministro da Educação de Cabo Verde, Amadeu Cruz, para debater cooperação educacional e acadêmica entre as duas nações. A autoridade foi recebida por representantes da Assessoria Internacional (AI) e das secretarias Executiva (SE), de Educação Básica (SEB), de Educação Superior (Sesu) e de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC.
No encontro, foi discutido o intercâmbio acadêmico para mestrandos e doutorandos em pesquisas que envolvam temas como agricultura, pecuária e pesca, bem como de eficiência energética. Além disso, a delegação cabo-verdiana mostrou interesse em conhecer o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o envolvimento da agricultura familiar no fornecimento dos produtos. Outro assunto tratado foi a transferência de conhecimento e tecnologias aplicadas à educação e o aprofundamento das práticas que permitam tornar a educação especial mais inclusiva, tal como a experiência brasileira.
O secretário-executivo do MEC, Leonardo Barchini, destacou a relação histórica entre Brasil e Cabo Verde e pontuou o interesse de fortalecer ainda mais essa relação. “Queremos renovar nosso compromisso de cooperação para avançarmos em ações concretas que serão endereçadas aos estudantes”. Barchini também mencionou programas desenvolvidos por universidades federais brasileiras e o trabalho do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no Pnae. E ainda convidou a delegação para a Segunda Cúpula Global da Coalizão para Alimentação Escolar, que será realizada em setembro no Ceará.
O ministro cabo-verdiano expressou o desejo de aprofundar a parceria com o Brasil e destacou os temas prioritários, entre eles eficiência energética da água, agricultura da seca e implementação de uma rádio educativa no país. “Quero agradecer e sinalizar todo o apoio que o Brasil nos deu ao longo de nossa história. Se não fosse a nação brasileira, teríamos grandes dificuldades”, acrescentou.
Participaram do encontro a secretária da Secadi, Zara Figueiredo; o secretário substituto da Sesu, Adilson de Carvalho; o secretário substituto da SEB, Alexsandro Santos, e o coordenador substituto de Integração Regional e Língua Portuguesa da AI, Alan Camargo.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SE e da AI
Fonte: Ministério da Educação