O Ministério da Educação (MEC) participou da 1ª Conferência Regional da América Latina e Caribe para Educação e Formação Profissional, realizada em Quito, no Equador. O tema do evento, realizado entre os dias 16 e 18 de julho, foi “Educação e Formação Técnica e Profissional de Qualidade para o Emprego Sustentável e uma Indústria Competitiva”.
Na conferência, a diretora de Programa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, Luciana Massukado, apresentou dados sobre a educação profissional e tecnológica (EPT) brasileira e um panorama dos programas e ações desenvolvidos pela pasta, tal como o Juros por Educação, dividindo a mesa com México, Equador e Peru. Já a assessora de Assuntos Internacionais da Setec, Fernanda Dusse, abordou a experiência do Pronatec e do Programa Mulheres Mil para a inclusão social pela EPT.
“O encontro evidenciou como os países da América Latina enfrentam desafios sociais, econômicos e educacionais semelhantes e que podem se fortalecer quando trabalham em cooperação. Além disso, foi uma oportunidade de promover a integração dos diferentes centros da região”, afirmou Fernanda.
A programação reuniu temas diversos, como a qualidade na oferta da Educação Profissional e Tecnológica, a formação e valorização de docentes, o reconhecimento de aprendizagens, a integração entre instituições de ensino e empresas, a regulação de certificações e a revisão curricular da EPT.
Cooperação – O evento foi organizado pela Unesco-Unevoc, centro que conecta os Estados-membros da Unesco em todo o mundo para desenvolver e fortalecer a educação profissional. O Centro Internacional para Educação e Treinamento Técnico e Profissional (Unevoc) atua no desenvolvimento da educação técnica e profissional, no contexto mundial, e é um dos sete institutos da Unesco. A Setec do MEC integra a Rede Unevoc.
Participantes – A conferência contou com a presença de 12 países da região, além de representantes do Banco Mundial, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e da Agência Francesa de Cooperação. O evento teve a participação de ministérios, organizações nacionais, instituições de ensino e instituições privadas.
Para saber mais, acesse o site do evento.
Assessoria de Comunicação do MEC, com informações da Setec
Fonte: Ministério da Educação