InícioEducaçãoMECEnem 2025: inscritos autodeclarados indígenas crescem 89%

Enem 2025: inscritos autodeclarados indígenas crescem 89%

Em alusão ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado no sábado, 9 de agosto, o Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), traz um comparativo entre 2022 e 2025 na quantidade de participantes com inscrições confirmadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que se autodeclaram indígenas. De acordo com o Painel Enem, na comparação entre os anos, houve um aumento de 89%. O número passou de 19.980 para 37.489. Os dados completos estão disponíveis no portal do Inep.

Em relação à escolaridade, 16.610 dos inscritos autodeclarados indígenas, em 2025, afirmaram estar cursando a última série/ano do ensino médio. O quantitativo é o dobro dos 8.279 inscritos autodeclarados indígenas que disseram, em 2022, serem concluintes do ensino médio.

Este ano, o perfil dos inscritos confirmados autodeclarados indígenas por sexo apresenta uma diferença pequena, 55,61% feminino e 44,39% masculino. Juntos, o número de participantes que disseram já ter concluído o ensino médio é de 14.052.

Dentro da distribuição geográfica por unidades da federação, Amazonas foi o estado que mais teve inscritos confirmados autodeclarados indígenas (6.764), seguido de Pernambuco (4.525) e Bahia (3.450). A realização das provas do exame desta edição estará distribuída em 1.804 municípios brasileiros.

Aplicação – As provas do Enem 2025 serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro. Excepcionalmente, Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, terão agenda diferenciada. Nesses municípios, a aplicação será nos dias 30 novembro e 7 de dezembro.

A diferença de data em relação ao restante do país ocorre por conta da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá na capital paraense no período da aplicação regular do exame.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Data – O Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado anualmente em 9 de agosto, é dedicado à conscientização e ao reconhecimento das culturas, das tradições e dos direitos dos povos indígenas em todo o mundo. A data foi estabelecida pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1994, marcando o dia da primeira reunião do grupo de trabalho sobre populações indígenas, em 1982.

No Brasil, estima-se que existam cerca de 305 etnias indígenas, que falam mais de 274 línguas diferentes. Segundo o Censo Demográfico de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população indígena no Brasil corresponde a 0,83% da população total do país. A garantia dos direitos indígenas é uma questão importante no Brasil e passa pelo direito à educação.

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep

Fonte: Ministério da Educação

Tatá Monteles
Tatá Monteleshttps://blogdatatamonteles.com.br
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Maranhão (2019), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2024), três pós-graduações (especializações) em História do Brasil, Psicopedagogia e Educação Inclusiva, e História e Cultura Indígena e Afro-brasileira. Tem experiência na área de História, com ênfase em História.

Últimos posts

Você pode gostar