InícioEducaçãoMECCapacitações sobre recursos reúnem 1,5 mil participantes

Capacitações sobre recursos reúnem 1,5 mil participantes

Com foco na correta aplicação dos recursos do programa Escola em Tempo Integral (ETI), que prevê investimentos de mais de R$ 4 bilhões até outubro de 2025, o Ministério da Educação (MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada à pasta, promoveram um ciclo de capacitações virtuais entre 14 e 23 de julho.  

O objetivo principal foi capacitar gestores estaduais e municipais de educação para a execução eficiente dos recursos do primeiro ciclo de pactuação (2023/2024), cujo prazo de aplicação se encerra em 31 de outubro de 2025. Caso não sejam utilizados até essa data, os valores deverão ser devolvidos à União.   

Ao todo, foram registradas 1.730 inscrições e 1.542 participações simultâneas nos 16 encontros regionais realizados. Todas as 27 unidades federativas foram contempladas, com destaque para a Bahia, que registrou 243 participações simultâneas, seguida pelas salas de Pernambuco e Ceará (175 participantes) e Minas Gerais (154). No total, foram 36 horas de capacitação.   

Os encontros reuniram profissionais das secretarias, gestores escolares e técnicos das áreas financeira e administrativa envolvidos na execução do programa Escola em Tempo Integral. A programação abordou orientações práticas sobre os procedimentos operacionais do programa, atualização de normas, esclarecimento de dúvidas e apresentação de novas ferramentas de apoio à gestão. A iniciativa contou com o apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).   

Segundo o coordenador-geral do programa, André Fernandes, o novo modelo de assistência técnica adotado gerou resultados expressivos. “Nossa missão é garantir que os recursos sejam executados com responsabilidade e impacto real na educação”, destacou.     

Balcão virtual – Durante as capacitações, foi lançado o Balcão Virtual ETI, um canal permanente de atendimento remoto voltado a apoiar estados e municípios na execução do programa. A ferramenta oferece suporte técnico contínuo, esclarecimento de dúvidas e acompanhamento de demandas específicas, por meio de contato direto com as equipes técnicas do FNDE.   

A expectativa do MEC é que, com o reforço das capacitações e do atendimento remoto, os entes federativos consigam aplicar integralmente os recursos disponíveis e consolidar a política de tempo integral nas redes públicas de ensino.  

Tempo integral – O Escola em Tempo Integral é uma estratégia para induzir a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica. Ele é coordenado pela SEB/MEC e tem a finalidade de viabilizar o cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 (Lei nº 13.005/2014), política de Estado construída pela sociedade e aprovada pelo parlamento brasileiro.      

O primeiro ciclo do programa teve orçamento total de R$ 4,1 bilhões, com a meta de criação de 1 milhão de novas matrículas. Os recursos foram repassados aos entes federativos com prazo de 24 meses para execução, a partir do fim da fase de pactuação. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Undime 

Fonte: Ministério da Educação

Tatá Monteles
Tatá Monteleshttps://blogdatatamonteles.com.br
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Maranhão (2019), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2024), três pós-graduações (especializações) em História do Brasil, Psicopedagogia e Educação Inclusiva, e História e Cultura Indígena e Afro-brasileira. Tem experiência na área de História, com ênfase em História.

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