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Cadernos didáticos apoiarão na recomposição da aprendizagem

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), lançou uma coleção de cadernos pedagógicos para a recomposição das aprendizagens. Os materiais são voltados a apoiar professores e estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) na superação das defasagens de aprendizagem. Ao todo, são mais de 60 cadernos organizados por área de conhecimento, ano escolar e eixo temático, com foco nas habilidades essenciais de língua portuguesa e de matemática.   

As publicações estão disponíveis gratuitamente na página oficial do Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens e na Plataforma MEC RED (Recursos Educacionais Digitais). A iniciativa busca oferecer recursos concretos para o planejamento docente, o engajamento dos estudantes e a garantia do direito de aprender com equidade.  

Os materiais foram elaborados pelo MEC em parceria com uma equipe multidisciplinar da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os cadernos dialogam com o cotidiano dos estudantes e respeitam a diversidade dos territórios escolares. A organização pedagógica está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos Mapas de Progresso, articulando desenvolvimento de competências, mediações pedagógicas e situações de aprendizagem contextualizadas.  

Para os educadores, os cadernos trazem sugestões didáticas e orientações práticas para o uso em sala de aula. Para os estudantes, os conteúdos são apresentados em linguagem acessível, com atividades interativas e sequências organizadas por níveis de aprendizagem.  

Em língua portuguesa, os cadernos abordam convivência, direitos humanos, ética e redes sociais, sendo agrupados em quatro séries temáticas: Caridade e Cidadania (6º e 7º anos) e Respeito e Saúde (8º e 9º anos). Na parte de matemática, são divididos em dois eixos, com foco em números, álgebra, geometria, grandezas e medidas, sempre com ênfase no raciocínio lógico, na resolução de problemas e na argumentação matemática.  

Com a iniciativa, o MEC fortalece o compromisso com a promoção da equidade e da qualidade na educação pública, oferecendo instrumentos práticos para apoiar o planejamento pedagógico nas redes estaduais e municipais de ensino. O uso dos cadernos também contribui para o alinhamento entre os processos formativos, os instrumentos avaliativos e o acompanhamento das aprendizagens em escala nacional.  

Recomposição – O Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens é uma política pública instituída pelo Decreto nº 12.391/2025, que articula esforços entre União, estados, Distrito Federal e municípios para enfrentar as defasagens de aprendizagens dos estudantes da educação básica. A iniciativa tem como prioridade o atendimento a estudantes com maiores defasagens de aprendizagem, assegurando o seu direito à aprendizagem com equidade.

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB 

Fonte: Ministério da Educação

Tatá Monteles
Tatá Monteleshttps://blogdatatamonteles.com.br
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Maranhão (2019), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2024), três pós-graduações (especializações) em História do Brasil, Psicopedagogia e Educação Inclusiva, e História e Cultura Indígena e Afro-brasileira. Tem experiência na área de História, com ênfase em História.

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