O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), promoveu na quinta-feira, 3 de julho, na Universidade Fronteira Sul (UFFS), em Chapecó (PR), a aula inaugural do Curso de Aperfeiçoamento para Gestores Escolares na Perspectiva da Educação em Tempo Integral: Adolescências em Diálogo. O objetivo do encontro foi marcar o início da formação e fazer a acolhida institucional dos participantes. O evento foi transmitido pelo canal do MEC no YouTube.
Na abertura, o consultor da Coordenação-Geral de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, Victor Both Eyng, agradeceu a parceria da UFFS na realização do curso e afirmou que uma aula inaugural é sempre um momento de celebração. Segundo ele, o curso é uma oportunidade de qualificação e aperfeiçoamento para melhorar o exercício profissional dos gestores, ancorado nos princípios de qualidade e equidade na educação pública.
“É um privilégio muito grande poder dialogar com quem está no dia a dia, nessa missão complexa, mas transformadora e essencial de conduzir uma escola pública viva, pulsante e que esteja atenta às necessidades dos adolescentes e das adolescentes. O papel da gestão escolar é muito esse, de reger a orquestra todo dia da escola. Nenhuma escola se sustenta considerando apenas as boas intenções. É necessária essa liderança no cotidiano, com clareza de propósitos, com um olhar atento ao que realmente importa, que é a aprendizagem dos nossos estudantes e seu desenvolvimento integral”, destacou.
A coordenadora de projetos da Coordenação Geral de Ensino Fundamental, Érika Botelho, destacou a importância do processo de escuta das adolescências, refletindo sobre alguns pontos de destaque revelados pela Semana da Escuta das Adolescências, que devem influenciar as práticas das escolas, constituindo um espaço favorável ao diálogo e ao acolhimento das proposições dos estudantes.
O coordenador de projetos de Educação Integral e Tempo Integral da SEB, Alexandre Falcão de Araújo, ressaltou que o curso é uma articulação do programa Escola em Tempo Integral com o programa Escola das Adolescências. “Para que essa iniciativa floresça, tem sido muito importante o trabalho das secretariais municipais e estaduais de educação na ampliação de mais de 1,7 milhão de matrículas de tempo integral, desde 2023. Esse trabalho está associado diretamente ao cotidiano de quem está no chão da escola, e da secretaria que está vendo o resultado concreto no dia a dia: os benefícios acadêmicos, econômicos e de proteção social que a educação em tempo integral proporciona”, defendeu.
Na ocasião, foi apresentado o conteúdo programático do curso e feita uma reflexão sobre o papel dos gestores escolares na construção e no fortalecimento de escolas mais inclusivas e sensíveis às múltiplas dimensões das adolescências.
A programação contou ainda com uma abordagem sobre as políticas de tempo integral e o Programa Escola das Adolescências, além de uma mesa de discussões com especialistas e profissionais da educação, que aprofundarão o debate sobre os principais elementos do curso.
Na aula, foram abordados também temas como as características de desenvolvimento integral das adolescências; os desafios e as potências das escolas em tempo integral no acolhimento dos adolescentes; e o papel e práticas de gestão escolar comprometidas com a equidade, a escuta e a atenção aos sujeitos adolescentes.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB
Fonte: Ministério da Educação