InícioEducaçãoMECAula inaugura curso Gestão de Escolas Públicas de Ensino Médio

Aula inaugura curso Gestão de Escolas Públicas de Ensino Médio

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), deu início ao curso de especialização em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio (Gepem). A aula inaugural ocorreu na quinta-feira, 31 de julho, no Observatório da Rede de Inovação para a Educação Híbrida (Rieh), na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió (AL). O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do MEC no YouTube. Voltado a diretores e coordenadores pedagógicos que possuam formação em nível de graduação e estejam em efetiva atuação em escolas públicas de ensino médio, vinculadas às redes estaduais e municipais, a iniciativa tem ênfase na melhoria da oferta educativa e dos resultados educacionais. 

A aula inaugural foi realizada em homenagem ao aniversário da Lei nº 14.945/2024, que estabeleceu a atual Política Nacional de Ensino Médio (Pnaem). “Estamos celebrando um ano dessa conquista da juventude brasileira, que é a revisão da política do ensino médio, um ano em que a juventude voltou a ter direito a uma aprendizagem de qualidade, socialmente referenciada, respeitando os territórios e revelando a potência da nossa diversidade”, destacou a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt. Na visão da coordenadora-geral de ensino médio da SEB, Valdirene Alves, “o curso deve aterrissar em todos os territórios e contemplar a singularidade e a realidade de cada escola de ensino médio desse país. O desenho curricular deve atender diretores e coordenadores de todos os tipos de escola”. 

Com palestra magna do professor doutor Luiz Fernandes Dourado, a mesa de abertura contou também com a participação do diretor de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Antônio Carlos Amorim; da secretária de Educação de Alagoas e representante do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Consed), Roseane Vasconcelos; e do coordenador-geral Institucional de Educação a Distância da Ufal, Fernando Pimentel.

Durante o evento, foi anunciado o lançamento de mais cinco cursos de formação para professores do ensino médio na plataforma Avamec. O primeiro deles, Mais Ensino Médio, com 180 horas destinadas à formação docente para a implementação da Pnaem, já está com inscrições abertas. Os outros quatro cursos, por área de conhecimento — Mais Linguagem; Mais Ciências Humanas Sociais Aplicadas; Mais Ciências da Natureza; e Mais Matemática — serão disponibilizados em outubro. Eles também abordarão temáticas transversais contemporâneas, como juventude, justiça curricular e cidadania digital. 

Nesta sexta-feira, 1º de agosto, os coordenadores do curso das instituições de ensino que ofertam vagas na primeira edição do projeto participaram de formação do MEC, já realizada no Observatório da Rede de Inovação para a Educação Híbrida. 

Gepem – A construção do curso de especialização em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio contou com amplo processo de escuta prévia junto às redes estaduais de ensino, envolvendo mais de 4.700 escolas em todas as unidades da federação. Os relatos de diretores e coordenadores pedagógicos sobre desafios e práticas de gestão contribuíram diretamente para a elaboração dos materiais.    

Além disso, a definição da oferta seguiu um estudo realizado pela Coordenação-Geral de Ensino Médio (Cogem) do MEC, que mapeou a demanda por formação nos territórios a partir da distribuição geográfica das escolas e do perfil de formação dos gestores. Esse levantamento orientou a distribuição das vagas por unidade da federação, de forma a garantir uma alocação mais efetiva e equitativa, priorizando os locais com maior concentração de escolas e menor índice de especialização das equipes gestoras.   

O curso tem desenho curricular inovador, com percursos diferenciados de aprofundamento, valorizando as autorias, a troca entre pares e os saberes dos territórios escolares. Os professores conteudistas do Gepem estão distribuídos nas cinco regiões do país e são vinculados a temáticas como juventudes, ensino médio, projetos de vida, justiça curricular, gestão educacional, dentre outros. 

Além disso, a equipe de conteudistas e de produção do material para o ambiente virtual de aprendizagem trabalhou com alguns elementos da educação híbrida para favorecer e enriquecer a formação dos profissionais que trabalham com educação a distância. 

Assessoria de Comunicação do MEC, com informações da SEB  

Fonte: Ministério da Educação

Tatá Monteles
Tatá Monteleshttps://blogdatatamonteles.com.br
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Maranhão (2019), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2024), três pós-graduações (especializações) em História do Brasil, Psicopedagogia e Educação Inclusiva, e História e Cultura Indígena e Afro-brasileira. Tem experiência na área de História, com ênfase em História.

Últimos posts

Você pode gostar