InícioEducaçãoMEC5º ciclo do Novo PAR teve adesão de todos os estados

5º ciclo do Novo PAR teve adesão de todos os estados

A etapa de diagnóstico do 5º Ciclo do Plano de Ações Articuladas (PAR) foi respondida por todos os estados, pelo Distrito Federal e por 99,2% dos municípios brasileiros. O questionário é a segunda etapa do plano, sendo fundamental para a fase de planejamento, que está prevista para iniciar em 25 de agosto.  

A secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Kátia Schweickardt, destacou a importância da adesão alcançada até o momento no Novo PAR e ressalta como o plano tem sido construído para a promoção da qualidade da educação de forma indissociável com a equidade 

Não podemos mais conceber a qualidade na educação com base em apenas um ou outro indicador. Não basta olharmos para as médias, é preciso enxergarmos as desigualdades que existem entre os territórios e nos territórios, entre as escolas e dentro das escolas. Há que se olhar para os resultados, mas também para as condições objetivas que os sustentam. Nesse sentido, o Novo PAR vem para se integrar às políticas de educação básica, nesse esforço de garantir uma educação de qualidade a todos e todas”, pontuou a secretária.  

Na etapa de diagnóstico, as redes públicas de ensino tiveram acesso a um amplo conjunto de indicadores calculados com base em dados oficiais, especialmente do Censo Escolar, que dão uma visão sistêmica e contextualizada dos resultados educacionais, dos insumos e das condições existentes para a oferta educativa, bem como das principais receitas, das despesas e dos saldos financeiros. 

Além disso, as secretarias de educação tiveram que responder a um questionário complementar com questões estratégicas para as políticas de educação básica, considerando as quatro dimensões do PAR: gestão educacional; formação de profissionais da educação; práticas pedagógicas e avaliação; e infraestrutura física e recursos pedagógicos. 

Já a primeira fase da etapa de planejamento consiste na elaboração de objetivos, resultados esperados e ações executivas que cada rede de ensino fará com base no diagnóstico e na leitura da realidade local. Em um segundo momento, os entes federados poderão solicitar o apoio técnico e financeiro da União para a execução desse plano. 

Fórum da UndimeDurante o Fórum da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que ocorreu em julho, em Salvador, o Novo PAR foi destaque. No evento, o secretário-executivo do MEC, Leonardo Barchini, afirmou que o Novo PAR servirá como uma verdadeira ferramenta de gestão e organização das redes. É muito importante que todas as redes participem do Novo PAR. É um investimento que o ministério está fazendo para que todos nós tenhamos a dimensão do desafio da educação em cada município e para que o MEC possa apoiar, efetivamente, com suporte técnico e financeiro naquelas ações que vocês têm mais carência”, explicou.  

O evento contou com uma oficina sobre a etapa de planejamento do Novo PAR, promovida pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC. A atividade contou com cerca de 120 participantes, entre dirigentes municipais de educação e técnicos das secretarias. Na oportunidade, foram demonstradas as inovações do Novo PAR em relação aos ciclos anteriores, que, segundo a diretora de Apoio à Gestão Educacional da SEB, Anita Stefani, podem ser resumidas como a superação da visão do PAR como uma mera ferramenta para captação de recursos financeiros, retomando sua vocação para ser um instrumento de diagnóstico, planejamento e fortalecimento da gestão educacional, alinhado com o Plano Nacional de Educação (PNE), os planos decenais e as políticas de educação básica”.  

O presidente nacional da Undime e dirigente municipal de Educação de Sud Mennucci (SP), Luiz Miguel Martins Garcia, destacou que um dos pontos mais importantes do Novo PAR é o fato de ele ter sido construído a várias mãos. “A construção deste ciclo do PAR contou com o trabalho dos diversos setores do MEC e, de maneira muito especial, com a participação ativa e comprometida das secretarias de educação, representadas pela Undime e pelo Consed [Conselho Nacional de Secretários de Educação]. Essa colaboração garantiu que o atual ciclo possa refletir, de fato, a realidade e a necessidade das redes de ensino de todo o país.”  

Para garantir que o Novo PAR seja, de fato, assimilado pelos gestores e equipes técnicas das secretarias, o MEC, em parceria com a Universidade de Itajubá (Unifei), está estruturando uma rede de formação e assistência técnica (Renapar), com articuladores das secretarias estaduais de educação e representantes da Undime para apoiar os municípios durante a etapa de planejamento, sob a coordenação do ministério. A previsão é que a partir de setembro a Renapar possa iniciar o apoio técnico aos municípios. 

PAR – O Plano de Ações Articuladas foi instituído pelo Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007, que implementou o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. Após a Lei nº 12.695, de 25 de julho de 2012, o PAR passou a ser o principal mecanismo para a assistência técnica e financeira voluntária e suplementar da União aos entes federados. O plano é implementado em ciclos de quatro anos e contempla iniciativas diversas nos eixos de formação, gestão educacional, práticas pedagógicas, avaliação e infraestrutura educacional.  

O Novo PAR foi lançado pelo MEC em fevereiro de 2025, após ser reformulado para o ciclo, referente ao período de 2025 a 2028. A ferramenta de diagnóstico, planejamento e gestão da educação está estruturada em cinco etapas sequenciais: preparatória; diagnóstico; planejamento; execução; e monitoramento e prestação de contas.  

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB 

Fonte: Ministério da Educação

Tatá Monteles
Tatá Monteleshttps://blogdatatamonteles.com.br
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Maranhão (2019), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2024), três pós-graduações (especializações) em História do Brasil, Psicopedagogia e Educação Inclusiva, e História e Cultura Indígena e Afro-brasileira. Tem experiência na área de História, com ênfase em História.

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