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Gabarito da PND 2025

Participantes da PND 2025

Os candidatos que participaram da primeira edição da Prova Nacional Docente (PND), aplicada no último domingo (26), poderão acessar, a partir desta terça-feira (28), as versões preliminares do gabarito das questões objetivas e do padrão de resposta da questão discursiva. As informações estarão disponíveis no Portal do Inep (inep.gov.br).

Quem desejar contestar o gabarito preliminar poderá apresentar recurso pelo Sistema PND até quarta-feira (29), às 23h59. De acordo com o edital da PND 2025, os pedidos devem ser claros, objetivos e devidamente fundamentados.

Na etapa de contestação da questão discursiva, é proibido identificar-se nos campos destinados ao texto do recurso — sob pena de indeferimento automático. O resultado das análises será divulgado no próprio Sistema PND, acompanhado das justificativas da banca avaliadora do Inep.

Conhecida como o “CNU dos Professores”, a PND é obrigatória para estudantes que concluem a licenciatura em 2025 e também pode ser utilizada por docentes que queiram usar a nota em processos seletivos de redes estaduais e municipais que aderirem ao exame.

A avaliação foi composta por duas partes:

  • Formação geral, com 30 questões objetivas e uma discursiva sobre temas ligados à docência;

  • Parte específica, com 50 questões de múltipla escolha relacionadas ao conteúdo de cada licenciatura.

A questão discursiva deste ano abordou o idadismo como desafio social e educacional no Brasil.

Cronograma da PND 2025

  • 28 de outubro – Divulgação dos gabaritos preliminares e do padrão de resposta;

  • 28 e 29 de outubro – Prazo para envio de recursos;

  • 10 de novembro – Resultado dos recursos preliminares;

  • 11 de novembro – Divulgação final do gabarito e do padrão de resposta;

  • 25 de novembro – Correção preliminar da questão discursiva;

  • 25 e 26 de novembro – Prazo para recurso da correção;

  • 10 de dezembro – Divulgação do resultado final da PND 2025.

Tatá Monteles
Tatá Monteleshttps://blogdatatamonteles.com.br
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Maranhão (2019), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2024), três pós-graduações (especializações) em História do Brasil, Psicopedagogia e Educação Inclusiva, e História e Cultura Indígena e Afro-brasileira. Tem experiência na área de História, com ênfase em História.

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