O Ministério da Educação (MEC) participou das inaugurações de quatro núcleos de inovação da Rede de Inovação para a Educação Híbrida (Rieh), iniciativa em parceria com o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), que integra a Política Nacional do Ensino Médio e o Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens. Em todo o Brasil, o MEC disponibilizará 52 núcleos de inovação, distribuídos em 24 unidades da Federação que aderiram à Rieh. Atualmente, 39 estão prontos, dos quais 36 estão em funcionamento.
A Rieh é um projeto que visa aprimorar a educação por meio do uso de tecnologias e metodologias participativas e inovadoras nas ações pedagógicas para formação dos estudantes e apoio aos professores.
Com a presença de representantes do MEC, integrantes responsáveis pelo desenvolvimento das ferramentas digitais da Rieh e autoridades estaduais, no dia 11 de julho, em Pau dos Ferros (RN), a 400 km de Natal, foi inaugurado o primeiro núcleo da Rieh instalado fora de uma capital brasileira, com investimento de R$ 400 mil. O evento marcou a expansão da rede para o interior do estado, com o objetivo de promover a inovação na educação híbrida
Mais recentemente, em 23 de julho, na cidade de Boa Vista (RR), foram inaugurados outros três núcleos de inovação, geridos e instalados pela secretaria de educação do estado, em locais estratégicos: dois estão no Centro Estadual de Educação Profissional Professor Antônio de Pinho Lima (CEEP) e outro no Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação (Ceforr). O investimento estadual para a adequação dos espaços somou mais de R$ 770 mil.
Segundo a coordenadora-geral de Ensino Médio do MEC, Valdirene Alves de Oliveira, a inovação deve servir para modernizar normativos, criando identidades nos territórios, como na formação de professores com uso de material de ponta. “Quando investimos em tecnologia a serviço da educação, fazemos isso com um compromisso muito claro: garantir equidade, qualidade e protagonismo para estudantes e professores. Em um estado como Roraima, com realidades diversas e desafios territoriais, esses espaços se tornam ainda mais estratégicos, porque viabilizam a produção local de conteúdos, respeitam os contextos culturais e fortalecem a autonomia pedagógica dos educadores”, apontou, durante evento de lançamento dos núcleos em Roraima.
O secretário estadual de Educação, Mikael Cury-Rad, reforçou o papel estratégico dos núcleos como aliados da sala de aula tradicional. “Esses ambientes foram pensados como mais uma ferramenta para nossos professores. São equipamentos modernos, que vão permitir uma comunicação mais visual e atrativa com os alunos, inclusive para uso em projetos e produções de conteúdo, chegando aonde muitas vezes não se consegue chegar nem de forma fluvial”, explicou.
O coordenador-estadual da Rieh, Samuel Castro, classificou a inauguração como um marco para a rede pública de ensino de Roraima, não só pela estrutura tecnológica que os núcleos oferecem, mas pela mudança de mentalidade que eles provocam. Segundo Castro, “essa ação do MEC é dirigida para que o estudante leve essa educação para todo seu percurso de vida e não apenas para o mercado de trabalho. É um exemplo de que o digital e o presencial não competem, mas se complementam para fortalecer o aprendizado”.
Para Luciana Santa Rita, do NEES/UFAL, os centros demonstram a importância dos pesquisadores e a parceria da Rieh para desenvolvimento de tecnologia de ponta no contexto da inteligência artificial.
Agenda – No dia 10 de julho, representantes do MEC e da Rieh compareceram em outra agenda voltada ao fortalecimento do ensino médio integral no estado do Rio Grande do Norte. A comitiva participou de uma conversa com a equipe gestora, a coordenação pedagógica e os professores da unidade, para fortalecer as iniciativas de ensino médio integral no estado, com ênfase nas inovações aplicadas ao processo de ensino-aprendizagem, nas experiências locais e nas estratégias de integração tecnológica.
O grupo também esteve no campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), que está entre as instituições que sediarão um dos polos do Curso de Especialização em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio (GEPEM), promovido localmente pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).
Em 23 de julho, representantes do MEC participaram também do 2º Seminário das Escolas em Tempo Integral em Roraima. Com o tema “Ensino em Tempo Integral: tempos e espaços para a promoção da educação com qualidade e equidade”, o encontro teve o objetivo de fortalecer a política de educação integral na rede pública estadual de ensino, além de socializar as experiências exitosas desenvolvidas no 1º ciclo de implementação do programa pelo MEC. O seminário teve como público-alvo gestores, professores e coordenadores pedagógicos das escolas estaduais em tempo integral.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)
Fonte: Ministério da Educação