O ministro da Educação, Camilo Santana, participou, nesta segunda-feira, 30 de junho, da cerimônia nacional de premiação da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O evento foi realizado no Rio de Janeiro e premiou 8.496 estudantes de escolas públicas e privadas que se destacaram na competição. Outros 51.002 estudantes receberam certificado de menção honrosa.
A edição da OBMEP deste ano bateu recorde de participações, com 18,5 milhões de alunos de escolas públicas e privadas. A olimpíada teve representantes de 5.564 municípios brasileiros (99,9%), com participação de todas as unidades federativas. Ao todo, 56.513 instituições marcaram presença nesta edição.
“Vocês são orgulho para o nosso país, para todos os brasileiros e para a educação. Eu falo sempre que vocês podem ser o que vocês quiserem. Essa é uma edição histórica da OBMEP, com recorde de estudantes participando, é um dia de celebração”, destacou o ministro.
Ao todo, foram premiados 683 medalhistas na categoria ouro, 1.962 na categoria prata e 5.851 na categoria bronze. Na categoria ouro, 500 estudantes das escolas públicas conquistaram medalhas, enquanto outras 183 foram para alunos das escolas privadas. Entre as medalhas de prata, 1.510 foram para estudantes da rede pública e 452 para a rede privada. Na categoria bronze, 4.500 foram entregues aos alunos das escolas públicas e 1.351 para os jovens das escolas privadas.
Os medalhistas da etapa nacional também serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), no qual poderão aprofundar seus conhecimentos em matemática. A iniciativa oferece uma bolsa de R$ 300 aos participantes de escola pública integrantes do programa.
Além da premiação nacional, a OBMEP reconheceu os melhores estudantes de cada estado. O estado de São Paulo teve o maior número de medalhas de ouro (158), seguido de Minas Gerais (93) e Rio Grande do Sul (71). As medalhas de prata e bronze também se concentraram nesses três estados, sendo 507 medalhas de prata e 1.526 de bronze para São Paulo.
Os estudantes de Minas Gerais, por sua vez, receberam 280 medalhas de prata e 823 de bronze. Já os do Rio Grande do Sul foram agraciados com 166 medalhas de prata e 414 de bronze. Os estudantes do estado de São Paulo receberam 13.367 menções honrosas, enquanto os de Minas Gerais ganharam 6.969 menções. O Ceará ficou na terceira colocação, com 3.596.
Medalhas por Unidade da Federação (UF):
UF | OURO | PRATA | BRONZE | MENÇÃO HONROSA | TOTAL |
AC | 0 | 4 | 8 | 121 | 133 |
AL | 9 | 14 | 39 | 576 | 638 |
AM | 5 | 14 | 50 | 513 | 582 |
AP | 1 | 2 | 15 | 127 | 145 |
BA | 21 | 72 | 177 | 2051 | 2321 |
CE | 45 | 121 | 439 | 3596 | 4201 |
DF | 22 | 80 | 171 | 764 | 1137 |
ES | 23 | 68 | 205 | 1371 | 1667 |
GO | 9 | 22 | 110 | 1670 | 1811 |
MA | 6 | 23 | 88 | 852 | 969 |
MG | 93 | 280 | 823 | 6969 | 8165 |
MS | 13 | 22 | 61 | 515 | 612 |
MT | 6 | 14 | 57 | 651 | 718 |
PA | 16 | 30 | 76 | 881 | 1003 |
PB | 11 | 26 | 80 | 730 | 847 |
PE | 19 | 66 | 179 | 1814 | 2078 |
PI | 14 | 36 | 114 | 954 | 1118 |
PR | 44 | 127 | 361 | 3195 | 3727 |
RJ | 37 | 112 | 330 | 2250 | 2729 |
RN | 2 | 15 | 60 | 598 | 675 |
RO | 0 | 4 | 16 | 318 | 338 |
RR | 0 | 4 | 8 | 108 | 120 |
RS | 71 | 166 | 414 | 3255 | 3906 |
SC | 55 | 112 | 383 | 3126 | 3676 |
SE | 1 | 6 | 30 | 244 | 281 |
SP | 158 | 507 | 1526 | 13367 | 15568 |
TO | 2 | 5 | 31 | 295 | 333 |
TOTAL | 683 | 1962 | 5851 | 51002 | 59498 |
Toda Matemática – Durante a cerimônia de premiação da 19ª OBMEP, o ministro Camilo Santana anunciou o lançamento do Compromisso Nacional Toda Matemática. A iniciativa busca fortalecer o regime de colaboração entre os entes federativos na elaboração de ações e programas voltados a garantir o ensino de qualidade e melhorar o desempenho acadêmico dos estudantes nesse componente curricular.
“O presidente Lula assinará um decreto nos próximos dias oficializando o Compromisso Nacional Toda Matemática, para garantir uma melhor aprendizagem para as nossas crianças e jovens nas escolas públicas desse país. Vamos apoiar as redes nesse objetivo”, disse o ministro.
“O presidente Lula assinará um decreto nos próximos dias oficializando o Compromisso Nacional Toda Matemática, para garantir uma melhor aprendizagem para as nossas crianças e jovens.”
Camilo Santana, ministro da Educação
Santana explicou que, para a formulação da política, foi realizada uma escuta nacional junto a professores, dirigentes escolares e secretários de educação, para entender o que era preciso melhorar no ensino e aprendizagem da matemática. “Vamos ter formação continuada e orientação para os professores, material didático, apoio técnico e financeiro, para que possamos melhorar indicadores do país”, garantiu.
Por meio de apoio técnico e financeiro às redes de ensino, o MEC buscará reduzir desigualdades regionais, consolidando a matemática como ferramenta essencial para o desenvolvimento educacional dos estudantes e do país. A política também visa à articulação entre os sistemas de avaliação educacional da educação básica para a tomada de decisões de gestão pelas redes de ensino, pelas escolas e pelos professores, ao longo do processo de ensino-aprendizagem.
OBMEP – Criada em 2005, a OBMEP é um projeto nacional realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e promovido com recursos do MEC e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O objetivo é estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, promovendo a inclusão social por meio da difusão do conhecimento, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica e possibilitando que maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.
A olimpíada também busca identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas, além de contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e as sociedades científicas. O incentivo ao aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas de forma a contribuir para a sua valorização profissional também é objetivo da OBMEP.
Escuta nacional – Ao longo de meses, o MEC ouviu professores e gestores sobre a aprendizagem em sala de aula e promoveu pesquisas relacionadas ao desempenho dos estudantes. A Escuta Nacional de Professores e Professoras que Ensinam Matemática ouviu mais de 57 mil educadores dos anos iniciais ao ensino médio, em mais de 28 mil escolas.
O relatório produzido com as contribuições será lançado no final de setembro. Além disso, a pasta investiu, no ano passado, R$ 107 milhões via PDDE Escola das Adolescências, com foco na melhoria da aprendizagem, por meio da implementação de Clubes de Letramento, especialmente Clube de Letramento Matemático no 6º ano.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB
Fonte: Ministério da Educação